Notícias JurídicasFalha no diagnóstico leva à condenação do DF por morte de preso

Falha no diagnóstico leva à condenação do DF por morte de preso



Cela negligente

A 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o DF a indenizar familiares de preso que faleceu enquanto se encontrava em estabelecimento prisional do estado.

Preso obtém o direito de receber visita virtual do filho

Preso morre de tuberculose depois de demora em tratamento médico no DF

De acordo com o processo, homem encontrava-se recolhido em estabelecimento prisional, quando ocorreu o seu óbito. Os familiares do interno relatam que ele ficou doente e não teria recebido o devido atendimento. Afirmam ainda que a causa da morte foi tuberculose e que ele só foi encaminhado para tratamento médico, quando o seu quadro já era irreversível. Sustentam que a omissão no diagnóstico e no tratamento caracterizam falha do estado, pois a morte poderia ter sido evitada se fossem adotadas as medidas em tempo hábil.

Segundo o Distrito Federal, a administração em nenhum momento atuou de forma culposa e que foram adotadas as medidas aplicáveis para garantir a saúde do detento. Argumenta que ele sofreu  rápido agravamento do problema de saúde e que o estado não é obrigado “antecipar o imprevisível”.

Na decisão, a turma cível pontua que o estado tem o dever de garantir a integridade dos custodiados e de prover condições mínimas de salubridade e acesso a tratamento médico. O colegiado acrescenta que a tuberculose tem evolução lenta e que isso confirma a omissão do DF em prestar o devido atendimento.

“No presente caso, a omissão estatal — consubstanciada no diagnóstico tardio da doença — foi condição necessária e suficiente para a ocorrência do resultado lesivo, já que o óbito muito provavelmente não teria ocorrido se não fosse o comportamento negligente atribuído ao estado”, declarou o desembargador.

Dessa forma, o DF foi condenado a indenizar os familiares do interno no valor de R$ 200 mil, a título de danos morais, bem como ao pagamento de pensão no valor de dois terços do salário mínimo. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-DF.

Clique aqui para ler a decisão

Processo 0713845-95.2024.8.07.0018





Fonte: Conjur

Leia mais...

Cláudio Almeida Moda celebra 10 anos como referência em elegância masculina e...

Marca familiar completa uma década mantendo seu compromisso com estilo, excelência em...

Carf exclui incentivos fiscais de ICMS da base do IRPJ e da...

Por unanimidade, a 2ª Turma da 1ª Câmara da 1ª Seção...

Poesia – um Encontro com a Alma

Helena Fraga            A poesia é o encontro diário que tenho com minha...

O que é Jornalismo de Reputação e por que o Brasil precisa...

Jornalismo de Reputação: entenda como a narrativa jornalística molda a credibilidade de líderes empresariais e por que esse tema se tornou urgente no Brasil.

Luciano Menezes destaca força do relacionamento estratégico no Rio Business Summit 2025

Luciano Menezes no Rio Business Summit 2025: os 7 Pilares do Network 7.0 e o poder dos relacionamentos estratégicos no mercado empresarial.

CNMP lança campanha contra violência de gênero nas faculdades

combate às desiguldades Leonardo Prado (Secom/CNMP)A Ouvidoria Nacional do Ministério Público, vinculada...