Notícias JurídicasCNMP lança campanha contra violência de gênero nas faculdades

CNMP lança campanha contra violência de gênero nas faculdades



combate às desiguldades

Leonardo Prado (Secom/CNMP)

A Ouvidoria Nacional do Ministério Público, vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), lançou, na última terça-feira (11/9), a campanha “Respeito é bom, eu gosto e é direito!”. A iniciativa busca promover a conscientização e o fortalecimento da rede de acolhimento a mulheres jovens em espaços acadêmicos, combatendo a violência doméstica e de gênero, e faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência de Gênero no Ambiente Universitário.

A campanha foi desenvolvida para dialogar diretamente com a comunidade universitária (estudantes, professoras, trabalhadoras e demais frequentadoras dos campi), que, pela faixa etária, é um dos públicos mais vulneráveis à violência. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, por exemplo, 61,1% das vítimas de feminicídio pertenciam ao grupo com idade entre 18 e 44 anos, sendo que a incidência era mais elevada na faixa dos 18 aos 24 anos.

Lançamento

Durante o lançamento, foram apresentados os materiais de comunicação, que serão fixados em áreas estratégicas dentro das universidades. A iniciativa também prevê a disponibilização, pelas instituições de ensino, de um ponto de acesso seguro à internet no campus para facilitar a realização de denúncias ou pedidos de orientação de forma discreta.

Para a conselheira do CNMP e ouvidora nacional do MP, Ivana Cei, o ambiente universitário é um espaço decisivo de formação, convivência e circulação de mulheres jovens. De acordo com ela, o projeto nasce com uma vocação transformadora: levar informação qualificada aos campi universitários, fortalecer redes de apoio e garantir que nenhuma mulher em situação de violência caminhe sozinha. “Ao promover parcerias com universidades públicas e com as Ouvidorias dos Ministérios Públicos locais, reafirmamos o valor da escuta sensível, da orientação segura e da proteção efetiva”, afirmou a ouvidora.

A campanha foi lançada durante a 3ª Reunião da Rede de Ouvidorias do Ministério Público, que integrou a programação da 27ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Brasileiro (CNOMP), em Brasília.

Pacto Nacional

O Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência de Gênero no Ambiente Universitário é uma articulação interinstitucional que reúne o Ministério Público, instituições de ensino superior, órgãos públicos e entidades da sociedade civil com o objetivo de prevenir, identificar e combater situações de violência contra mulheres em universidades. A iniciativa se integra ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios (PNPF), instituído pelo Decreto nº 11.640/2023, que estabelece diretrizes para o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas em todo o país.

No contexto universitário, o pacto busca ampliar o acesso à informação, promover ações educativas contínuas, fortalecer canais de escuta e acolhimento e garantir que mulheres em situação de vulnerabilidade encontrem, dentro do ambiente acadêmico, um espaço seguro para buscar orientação e apoio. O compromisso reconhece a universidade como território estratégico, tanto pela presença expressiva de mulheres jovens quanto pelo papel na formação crítica, cidadã e social das futuras gerações.

Assinaram o termo de adesão ao pacto e vão replicar a campanha as Ouvidorias-Gerais dos MPs do Amapá, Distrito Federal e Territórios, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Também aderiram as seguintes instituições de ensino superior: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP), Universidade Vale do Itajaí (Univali), Universidade Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade Extremo-Sul Catarinense (Unesc), Centro Universitário Avantis (Uniavan), Universidade da Região de Joinville (Univille) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb).

As ouvidorias e universidades que desejarem aderir às iniciativas devem entrar em contato com a Ouvidoria Nacional do Ministério Público pelo e-mail [email protected]. Com informações da Secretaria de Comunicação do CNMP.





Fonte: Conjur

Leia mais...

Cláudio Almeida Moda celebra 10 anos como referência em elegância masculina e...

Marca familiar completa uma década mantendo seu compromisso com estilo, excelência em...

Falha no diagnóstico leva à condenação do DF por morte de preso

Cela negligente A 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do...

Carf exclui incentivos fiscais de ICMS da base do IRPJ e da...

Por unanimidade, a 2ª Turma da 1ª Câmara da 1ª Seção...

Poesia – um Encontro com a Alma

Helena Fraga            A poesia é o encontro diário que tenho com minha...

O que é Jornalismo de Reputação e por que o Brasil precisa...

Jornalismo de Reputação: entenda como a narrativa jornalística molda a credibilidade de líderes empresariais e por que esse tema se tornou urgente no Brasil.

Luciano Menezes destaca força do relacionamento estratégico no Rio Business Summit 2025

Luciano Menezes no Rio Business Summit 2025: os 7 Pilares do Network 7.0 e o poder dos relacionamentos estratégicos no mercado empresarial.