Mercado JurídicoO discurso simplificador de Barroso sobre as críticas ao STF

O discurso simplificador de Barroso sobre as críticas ao STF



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, ao abrir o Ano Judiciário nesta semana afirmou que há uma “obsessão negativa por parte alguns” em relação à Corte e disse que “é possível não gostar da Constituição e do papel que ela reservou para o Supremo Tribunal Federal, mas criticar o Supremo por aplicar a Constituição simplesmente não é justo”. A fala deixou em aberto uma questão: é possível gostar da Constituição e criticar o Supremo? O debate em torno desta pergunta é o tema que abre o primeiro episódio do Sem Precedentes de 2025.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O podcast do JOTA que discute o Supremo e a Constituição desdobra o discurso simplificador do presidente do Supremo sobre queixas em relação ao Tribunal. Neste primeiro episódio do ano, Juliana Cesario Alvim, professora da Universidade Federal de Minas Gerais e da Central European University e integrante do time do Sem Precedentes, considera que o discurso simplista de Barroso “não se mostra suficiente para um certo nível que críticas que quer respostas com mais nuances”.

“Dizer estamos cumprindo a Constituição e por isso não há nada errado com a nossa atuação é muito simplório para quem está criticando, olhando para o Supremo no detalhe e, de alguma maneira, até para quem está criticando o supremo pelas razões erradas. Isso pode dar até uma munição”, avalia a professora.

“Por um lado, entendo que seja papel da presidência do Supremo defendê-lo de suas críticas, por outro, eu não sei quem é convencido com uma defesa feita nesse tom, por isso e eu acho que, inclusive, às vezes afasta até aliados que estão de fato de boa-fé, tentando falar sobre problemas do Supremo, de suas decisões, problemas no seu funcionamento institucional e uma resposta talvez fosse tentar ouvir”, acrescenta o especialista em Direito Constitucional e também integrante do time do podcast, Thomaz Pereira.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!

Além do discurso de Barroso, o Sem Precedentes desta semana também aborda o que esperar da presidência do ministro Edson Fachin, que assume o comando da Corte em setembro deste ano. Conduzido pelo diretor de Conteúdo do JOTA, Felipe Recondo, o episódio conta ainda com a participação de Diego Werneck, professor de Direito Constitucional do Insper.

Ouça o novo episódio do Sem Precedentes



Fonte: Jota

Leia mais...

Rotina prática para equilibrar metabolismo e saúde mental sem remédios

Cinco exercícios modulados e hábitos diários ajudam a reduzir ansiedade, depressão e...

Treinadores de alta performance se consolidam como referência no desenvolvimento humano no...

Entre os principais nomes em destaque está Lourenço Moura, idealizador do Escala 360, um treinamento que vem ganhando força por sua abordagem prática, acessível e profundamente transformadora. Lourenço tem se destacado como formador de líderes, unindo conteúdo técnico com vivências que despertam propósito e protagonismo.

Como manter o equilíbrio nas festas de fim de ano e começar...

Comer bem, celebrar e cuidar da saúde é possível; tudo depende de...

Risco de lavagem explodiu com bets, diz presidente da Febraban

Nova ameaça O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney,...

Minuta de precificação de medicamentos foi enviada à análise jurídica

A Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED) estima publicar...

Fórum reúne especialistas para debater a inteligência artificial nas gestões pública e...

Líderes públicos e privados reunidos para discutir o impacto da inteligência artificial na nova era da gestão