Mercado JurídicoEntenda sobre captura e armazenamento de carbono

Entenda sobre captura e armazenamento de carbono



O tema captura e armazenamento de carbono (CCS, em inglês) ainda é algo novo para grande parte do setor energético brasileiro. Para falar sobre essa tecnologia, a especialista Isabela Morbach, cofundadora e diretora da CCS Brasil, participa do Joule – podcast do JOTA em parceria com o Inté, o Instituto Brasileiro de Transição Energética.

Isabela explicou na entrevista por que a regulamentação é crucial para que temas como o CCS deixem de ser iniciativas voluntárias e se tornem políticas de governo estruturadas. Para ela, embora estejam ainda no início, iniciativas como o Combustível do Futuro ajudam a estabelecer diretrizes essenciais para impulsionar os projetos de captura de carbono.

“A tecnologia disponível nos dias de hoje não consegue substituir o combustível fóssil de todas as operações, principalmente, das indústrias que precisam de alta concentração de energia e calor na molécula. O CCS, então, reduz as emissões quando é inviável a substituição por energia renovável, por exemplo”, explicou a diretora da CCS Brasil, associação que visa fomentar as condições econômicas, técnicas e regulatórias para a implementação em larga escala de projetos de captura e armazenamento de carbono no Brasil. 

A entrevista é feita por Larissa Fafá, analista de energia do JOTA.

Conheça o monitoramento nos Três Poderes sobre os principais assuntos do setor de energia feito pela solução corporativa do JOTA PRO Energia

Ouça o novo episódio:

Todos os episódios estão disponíveis nos principais tocadores de áudio (incluindo Spotify, Deezer, Amazon Music) e no Youtube.

Nas últimas semanas, o Joule abordou: tributação da matriz energética, data centers, os efeitos do futuro mercado regulado de carbono, mercado regular de gasolina e dieselfinanciamento da transição climática, a crise elétrica em São Paulo, a geração de energia elétrica no Brasil, o futuro da energia nuclear, a corrida pelo hidrogênio verde no Nordeste brasileiro, a atuação do crime organizado na operação de combustíveis, os prognósticos para o gás natural e o biometano, o aumento da importação de diesel, a visão do Itamaraty sobre o papel do Brasil na transição energética, as pautas da Aneel, a agenda de energia no Congresso, a visão da ANP para a transição energética, os investimentos do BNDES em infraestrutura energética, duas visões sobre o mandato do biometano no gás natural, a crise das eólicas e a expectativa sobre os projetos offshore, os prognósticos para a indústria naval brasileira, as críticas aos CBIOs, os impactos da paralisação do Ibama no setor energético.



Fonte: Jota

Leia mais...

Treinadores de alta performance se consolidam como referência no desenvolvimento humano no...

Entre os principais nomes em destaque está Lourenço Moura, idealizador do Escala 360, um treinamento que vem ganhando força por sua abordagem prática, acessível e profundamente transformadora. Lourenço tem se destacado como formador de líderes, unindo conteúdo técnico com vivências que despertam propósito e protagonismo.

Como manter o equilíbrio nas festas de fim de ano e começar...

Comer bem, celebrar e cuidar da saúde é possível; tudo depende de...

Risco de lavagem explodiu com bets, diz presidente da Febraban

Nova ameaça O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney,...

Minuta de precificação de medicamentos foi enviada à análise jurídica

A Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED) estima publicar...

Fórum reúne especialistas para debater a inteligência artificial nas gestões pública e...

Líderes públicos e privados reunidos para discutir o impacto da inteligência artificial na nova era da gestão

Diego Régis Bremm Lunkes: do risco da falência à criação de um...

A história de Diego Régis Bremm Lunkes é uma daquelas que provam...