Colunas e BlogsColunas de especialistasO Advogado Estratégico: Revolução na Advocacia

O Advogado Estratégico: Revolução na Advocacia

Nos anos 1970 e 1980, a advocacia era uma das profissões mais recomendadas pelos pais aos filhos, simbolizando prestígio e estabilidade. Naquela época, a figura do advogado de família era central, atuando como um profissional de confiança que acompanhava gerações.

O reconhecimento da importância da profissão foi consolidado na Constituição Federal de 1988, que, no artigo 133, consagrou:“O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”Nos anos 1990, com o avanço da globalização e o início da transformação digital, surgiu a figura do advogado especialista, que passou a competir com grandes bancas e escritórios full service. No início dos anos 2000, esses escritórios cresceram exponencialmente, mas muitos passaram a delegar o atendimento direto aos clientes para estagiários e advogados juniores.

Esse distanciamento fez com que muitos clientes migrassem novamente para escritórios de pequeno e médio porte, buscando um atendimento mais próximo e personalizado.O advogado está mudando, mas em um ritmo mais lento do que a sociedade. Hoje, ferramentas de inteligência artificial e plataformas como o Google são capazes de elaborar petições com qualidade superior à de muitos profissionais, costumo falar que petições são commodities e podem ser contratadas a um valor irrisório.

Além disso, com o advento das redes sociais, a forma de captar clientes se transformou: a visibilidade muitas vezes supera o conhecimento técnico, tornando mais lucrativo ser conhecido do que necessariamente ser o melhor na área. Comprovando que as soft skills conquistaram um papel de destaque, superando, em importância, até mesmo a técnica.Em 2023, a OAB divulgou uma pesquisa sobre o perfil dos advogados no Brasil, e os números evidenciam um cenário preocupante: a maioria dos profissionais está estagnada financeiramente, e poucos obtêm resultados satisfatórios.

Isso ocorre porque as faculdades de Direito formam “advogados operários” e não para serem bem-sucedidos na carreira. Disciplinas fundamentais como negociação, empreendedorismo, networking, marketing jurídico e técnicas de vendas simplesmente não fazem parte da grade curricular.O resultado? Apenas 1% dos quase 1,5 milhão de advogados inscritos na OAB, empreendem e possuem seus próprios escritórios. Os outros 99% são funcionários ou atuam como autônomos, enfrentando dificuldades para se destacar e se sustentar neste mercado tão competitivo.

O modelo tradicional de advocacia, baseado exclusivamente na resolução de litígios, está cedendo espaço para uma abordagem mais ampla e integrada: a do advogado estratégico. Essa nova forma de atuação redefine o papel do advogado, que passa a ser um verdadeiro gestor do processo jurídico, analisando variáveis externas, construindo estratégias personalizadas, relacionamentos intencionais e gerando mais valor para seus clientes.

O advogado estratégico rompe com antigos paradigmas, uma vez que não precisa de experiência, pós graduação ou investimentos para inciar e criar um ecossistema de parcerias de advogados rentável, mais profissional e inteligente. Através desse um ecossistema ele deixa de ser um advogado local, com limitação de ganhos e passa a ser um empreendedor com atendimentos em escala, é isso que a internet nos proporciona.O mercado não busca apenas conhecimento técnico, mas sim segurança, eficiência e soluções sob medida. O cliente não sabe escolher o advogado, mas é obrigação do advogado saber quem pode resolver o problema do cliente: Mais estratégia, menos amadorismo para toda a cadeia jurídica.

Estamos vivendo um momento de ruptura e evolução. Temos uma oportunidade única de redefinir o papel do advogado no Brasil. A flexibilidade para atuar de qualquer lugar, aliada à profissionalização e excelência dos serviços entregues ao cliente, já é uma realidade. A figura do advogado estratégico representa mais do que uma simples resposta às novas demandas do mercado. Trata-se de uma revolução silenciosa, que valoriza a profissão, amplia as possibilidades de atuação e melhora a experiência do cliente.

Essa transformação não é uma escolha, mas uma necessidade para a sobrevivência e o sucesso em um setor cada vez mais dinâmico e exigente.

Tatiane Forte
Tatiane Fortehttps://tatianeforte.com.br/
Advogada especialista em Direito Aduaneiro e Estruturas ICP Brasil. Fundadora e CEO do Grupo FORTE com mais de 500 parceiros estratégicos no Brasil Idealizadora do curso de extensão "Advogado Estratégico" disponível na Faculdade Brasileira de Negócios Inovadores - Fabrani e da mentoria "Ecossistema de Parcerias na Advocacia" Autora do Best Seller "Líderes do Século XXI".

Leia mais...

Treinadores de alta performance se consolidam como referência no desenvolvimento humano no Brasil

Entre os principais nomes em destaque está Lourenço Moura, idealizador do Escala 360, um treinamento que vem ganhando força por sua abordagem prática, acessível e profundamente transformadora. Lourenço tem se destacado como formador de líderes, unindo conteúdo técnico com vivências que despertam propósito e protagonismo.