Mercado JurídicoSTF AO VIVO – Leis municipais que proíbem ensino de gênero –...

STF AO VIVO – Leis municipais que proíbem ensino de gênero – sessão de 15/10/2025



O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) continuar a julgar nesta quarta-feira (15/10), dia dos professores, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 466) na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona norma do município de Tubarão, em Santa Catarina, que proíbe a inclusão dos termos “gênero”, “orientação sexual” e sinônimos na política municipal de ensino, no currículo escolar, nas disciplinas obrigatórias, nos espaços lúdicos e nos materiais de ensino.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

No plenário virtual, a ministra Rosa Weber, relatora, julgou procedente o pedido para declarar a inconstitucionalidade dos dispositivos, sendo seguida por Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Alexandre de Moraes. O ministro Cássio Nunes Marques fez um pedido de destaque, então o julgamento será reiniciado.

A Corte também analisa a ADPF 522, que trata da proibição à veiculação de informações sobre gênero em Petrolina e Garanhuns, em Pernambuco. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) pede a declaração de inconstitucionalidade das leis que vedam a menção a tais conteúdos nas redes de ensino. O relator, ministro Marco Aurélio, julgou procedente o pedido, dizendo que “proibir o ensino de certo assunto revela a utilização do aparelho estatal para alcançar-se moralismo cego e incapaz de compreender a pluralidade e complexidade da sociedade”. O voto foi proferido no plenário virtual. Nunes Marques também destacou este caso.

O STF analisa ainda o ARE 1477280, que discute a constitucionalidade das Leis municipais 14.544 e 14.580, de 2014, que instituíram novo plano de carreira para professores do município de Curitiba (PR), fixando critérios de progressão. O agravo em recurso extraordinário foi proposto pela Prefeitura contra acordão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná que não acolheu o pedido para declarar a inconstitucionalidade das normas. O caso começou a ser julgado no plenário virtual, mas foi incluído na pauta do Plenário após um pedido de destaque do ministro Edson Fachin. O relator, André Mendonça, havia votado para não dar provimento ao agravo da Prefeitura. Ele foi seguido por Alexandre de Moraes.

Também está na pauta da sessão de hoje a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7436, na qual a PGR questiona artigo da Constituição do Estado de São Paulo que estabelece hipóteses de reserva de lei complementar não contidas na Constituição Federal. Após o voto do relator, André Mendonça, para julgar parcialmente procedente o pedido, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

Outro caso em pauta é a ADPF 944, que discute o destino de valores decorrentes de condenações por danos morais coletivos em ações civis públicas trabalhistas. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) questiona decisões judiciais proferidas pela Justiça do Trabalho que não revertem os valores das condenações a Fundo gerido por Conselho Federal. O relator, Flávio Dino, deferiu liminar para determinar que eles sejam revertidos ao Fundo dos Direitos Difusos (FDD) e ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Assista à sessão de julgamento do STF ao vivo



Fonte: Jota

Leia mais...

Treinadores de alta performance se consolidam como referência no desenvolvimento humano no...

Entre os principais nomes em destaque está Lourenço Moura, idealizador do Escala 360, um treinamento que vem ganhando força por sua abordagem prática, acessível e profundamente transformadora. Lourenço tem se destacado como formador de líderes, unindo conteúdo técnico com vivências que despertam propósito e protagonismo.

Como manter o equilíbrio nas festas de fim de ano e começar...

Comer bem, celebrar e cuidar da saúde é possível; tudo depende de...

Risco de lavagem explodiu com bets, diz presidente da Febraban

Nova ameaça O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney,...

Minuta de precificação de medicamentos foi enviada à análise jurídica

A Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED) estima publicar...

Fórum reúne especialistas para debater a inteligência artificial nas gestões pública e...

Líderes públicos e privados reunidos para discutir o impacto da inteligência artificial na nova era da gestão

Diego Régis Bremm Lunkes: do risco da falência à criação de um...

A história de Diego Régis Bremm Lunkes é uma daquelas que provam...