TecnologiaTecnologia a favor da vida: como a saúde digital vem transformando o...

Tecnologia a favor da vida: como a saúde digital vem transformando o cuidado oncológico

Ferramentas digitais ampliam o diagnóstico precoce, reduzem abandono de tratamento e aproximam pacientes e equipes médicas na oncologia.

São Paulo, outubro de 2025 – O diagnóstico precoce ainda é um dos maiores desafios no combate ao câncer, mas a tecnologia começa a mudar esse cenário. Ferramentas digitais, que vão da telemedicina ao monitoramento remoto de pacientes, estão ajudando médicos e hospitais a identificar sinais de alerta antes que evoluam para quadros graves — e garantindo maior adesão aos tratamentos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a detecção antecipada pode elevar em até 30% as chances de sucesso terapêutico em determinados tipos de câncer. É nesse contexto que plataformas de saúde digital ganham espaço no Brasil, oferecendo soluções que combinam inteligência de dados, acompanhamento em tempo real e suporte psicológico online.

“Hoje já conseguimos mapear sintomas e padrões que antes passavam despercebidos. Isso não apenas acelera o diagnóstico, impactando a qualidade do desfecho e da qualidade de vida. Além disso, monitoramento remoto, teleconsultas, orquestração de serviços descentralizado podem ajudar a reduzir taxas de abandono de tratamento. A tecnologia traz mais acesso, dados estruturados e previsibilidade ao processo clínico e, ao mesmo tempo, aproxima pacientes e equipes médicas”, afirma André Bressan, especialista em saúde digital.

Além da triagem, aplicativos de lembrete de medicação, sistemas de agendamento inteligente e até plataformas de interação com familiares estão entre os recursos que já mostram impacto positivo. Para os especialistas, a tendência é de integração crescente entre saúde digital e protocolos oncológicos, tanto no setor privado quanto no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo André, o desafio agora é ampliar o alcance: “Temos exemplos concretos de melhora da adesão ao tratamento, mas precisamos garantir que essas tecnologias não fiquem restritas a grandes centros urbanos. Democratizar a saúde digital é essencial para que o impacto seja real.”

Com o aumento da incidência de câncer no país — estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam 704 mil novos casos por ano até 2026 —, especialistas veem na digitalização uma das principais estratégias para dar escala ao atendimento e melhorar os índices de sobrevida.

Sobre André Bressan
Médico, fundador da AB Consult e CMIO da rapha.health, tem mais de 20 anos de experiência no setor de saúde, da prática clínica à indústria farmacêutica, passando por gestão hospitalar, auditorias e health tech. Especialista em Medical Affairs e Saúde Digital, combina experiência executiva, consultoria estratégica e docência para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis em saúde.

Leia mais...

Treinadores de alta performance se consolidam como referência no desenvolvimento humano no...

Entre os principais nomes em destaque está Lourenço Moura, idealizador do Escala 360, um treinamento que vem ganhando força por sua abordagem prática, acessível e profundamente transformadora. Lourenço tem se destacado como formador de líderes, unindo conteúdo técnico com vivências que despertam propósito e protagonismo.

Como manter o equilíbrio nas festas de fim de ano e começar...

Comer bem, celebrar e cuidar da saúde é possível; tudo depende de...

Risco de lavagem explodiu com bets, diz presidente da Febraban

Nova ameaça O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney,...

Minuta de precificação de medicamentos foi enviada à análise jurídica

A Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED) estima publicar...

Fórum reúne especialistas para debater a inteligência artificial nas gestões pública e...

Líderes públicos e privados reunidos para discutir o impacto da inteligência artificial na nova era da gestão

Diego Régis Bremm Lunkes: do risco da falência à criação de um...

A história de Diego Régis Bremm Lunkes é uma daquelas que provam...